5 de outubro de 2012

A volta do Matarte

- E o Matarte, volta quando?

Esta pergunta me foi feita algumas vezes por pessoas distintas durante este tempo parado. E nós quase voltamos em outras oportunidades. Parece biografia de banda de rock, e para mim foi assim mesmo.

O Ciro, o Pablo e eu começamos este blog em 2009 após alguns meses planejando e com a proposta de que pudéssemos nos expressar despretensiosamente sobre qualquer assunto. Queríamos fazer algo novo em Palmas e no Tocantins, de forma que nos sentíssimos representados e pudéssemos construir relações com visitantes que se identificassem. Teve muita gente que nos achou um grupo de babacas, mas também fizemos amizades que mantemos até hoje graças ao Matarte. Isso aqui também nos aproximava um do outro - pois somos três rapazes tímidos – e ainda contribuía para o amadurecimento das nossas ideias. Saiu matéria sobre o blog em jornal, notinha em revista, publicamos um fanzine, fomos convidados para participar de um debate sobre Jornalismo e Crítica na UFT, etc.

- Mas se era tão bom, por quê acabou?

Você deve estar se perguntando isso agora. Acontece que assim como nas biografias das bandas de rock, começamos a criar expectativas e planejar demais as ações do blog, culminando no lançamento do portal Matarte com domínio pontocompontobr. O portal nos tirou a espontaneidade, que é o que tínhamos de maior valor, e passamos a nos sentir responsáveis por noticiar tudo o que fosse de cultura, pois as coisas aconteciam e pouca gente ficava sabendo – o facebook não era popular, e não tinha Lorena Dias no PortalCT. Deixou de ser uma diversão, virou pressão e gerou frustração. Precisou acabar naquele momento.

- E por quê vocês voltaram?

Por várias oportunidades fui dormir pensando: eu volto com esse blog amanhã. Falava com o Ciro e ele também se animava. Uma das sensações mais gostosas que se tem é quando você tem contato com alguma coisa, que pode ser uma música, um filme, uma tirinha, uma frase ou imagem e você se sente sensibilizado por aquilo. Isso nos inspira. Pode ser para celebrar, criticar, ou simplesmente se expressar de forma criativa como Ciro sempre fez. Dá uma baita vontade de compartilhar essa sensação ou ponto de vista com mais gente. Às vezes, eu sentia que tinha algo a dizer de importante, e por não ter o blog, me frustrava por perder o timing, que é aquele momento preciso para algo ser dito.

Muita coisa legal aconteceu para nós neste tempo parado. Com as experiências vividas, hoje temos uma visão de mundo mais ampla e temos muito mais a trocar com os novos e velhos leitores.  A casa está de portas abertas novamente. Quaisquer mudanças que sejam necessárias no visual e estrutura do blog, vão acontecer sem a gente precisar parar. Vamos trocando o pneu com o carro em movimento.

Quem se interessar em acompanhar o blog, curta a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pages/Matarte/345648442192829

Cheguem aí!

matarte-voltei

Nenhum comentário: