27 de maio de 2010

Insanos praticam Rúgbi em Palmas

Palmas está longe de ser a capital do lazer ou esporte. Talvez porque a cidade é nova, talvez pela inércia dos investidores... No futebol, este ano convivemos com a dura realidade da final do estadual ter sido disputada entre os times de Gurupi e Araguaína, enquanto dois times da capital, entre eles o Palmas Futebol e Regatas, foram rebaixados à segunda divisão da competição. Fato é que existem grupos de pessoas que se organizam para tentar mudar isso por conta própria. Recentemente, um esporte bretão, que não é o futebol, tem movimentado os finais de semana chamando a atenção de quem freqüenta a Praia do Prata. Curioso, fui até lá para participar do treinamento junto ao grupo auto-intitulado como Insanos. Também pudera, treinar Rúgbi nas areias da praia junto ao calor típico das tardes palmenses, não é pra qualquer um.

Insanos Palmas Rugbi - Por Ciro

De cara, os Insanos chamam atenção pela seriedade e organização durante o treinamento. O grupo conta com três líderes que são considerados capitães: Daniel Canoli, Eduardo Fagundes e Fábio Gatto. São os três que mais entendem do esporte para passar as lições durante as quase duas horas de treino, que começa com um aquecimento, e depois divide o grupo entre os capitães para separar os “senhores” – como todos são tratados - que já treinaram antes dos que estão treinando pela primeira vez, como no meu caso. Grande parte do treinamento é para ensinar e fixar jogadas e situações que acontecem a todo o momento no Rúgbi.

O Rúgbi é um esporte que surgiu e evoluiu dos mesmos princípios do futebol, atualmente só perde para o próprio futebol em número de praticantes pelo mundo. Trata-se de um esporte coletivo de intenso contato físico em que só é permitido fazer o passe para o lado ou para trás em situação semelhante ao impedimento do futebol, e o seu principal objetivo é passar pelo time adversário e colocar a bola de formato oval sobre a linha de fundo adversária. É mais jogado com a mão pelo formato que impede que a bola role, mas é liberado o chute para frente, desde que o companheiro que for buscá-la parta da mesma linha ou de trás do jogador que chutou.

Tudo muito simples, se não fosse o adversário querer te derrubar sempre que você está com a bola nos braços. Nesse ponto são necessárias algumas lições de jogadas básicas do Rúgbi, como o Tackle e o Ruck. O Tackle (têikou) é o nome dado ao lance em que o adversário se joga para agarrar a cintura ou as pernas de quem está com a bola, e assim derrubá-lo. O Ruck (rãqui) é a jogada que dá seqüência ao Tackle caso o jogador com a bola não consiga fazer o passe. No Ruck, os jogadores deixam a bola no chão para disputar a posse na base do empurra-empurra.

Por ser um esporte agressivo, os capitães do Insanos ensinam como cair com segurança, impõem limites aos inexperientes para evitar jogadas perigosas e sugerem que os jogadores utilizem protetores bucais, além de retirar cordões, pulseiras e brincos antes do treino. Para que os menores de idade também participem, o grupo exige uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Daniel Canoli e Fábio Gatto se conheceram em fevereiro deste ano após o primeiro pesquisar por “rúgbi palmas” no orkut. Fábio já praticava o esporte quando morava em Maceió/AL, e ele disse que o objetivo do Insanos é formar um time competitivo até o fim do ano. Como começou no orkut, é através da comunidade “INSANOS - Palmas Rugby – TO” que são divulgadas as confirmações de treinos e demais informações. Já são mais de 70 membros na comunidade, e pouco mais de 20 pessoas tem treinado com freqüência, inclusive com a participação de mulheres, que também buscam formar um time próprio.

Para quem quiser participar, pode entrar em contato pela comunidade ou aparecer em qualquer um dos treinos fixos que são realizados sexta-feira às 18h30 na IF-TO (ETF) sábado e domingo às 16h na Praia do Prata. A programação de treinos está sujeita a alterações. Confirme na comunidade.

Rúgbi e o Apartheid

Recentemente foi exibido nos cinemas o filme Invictus, com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela. Como o Pablo já disse em sua resenha sobre o filme aqui no Matarte, a história conta um fato verídico e importante ocorrido na África do Sul entre 1994 e 1995, quando o então Presidente sul-africano Nelson Mandela enxergou o Rúgbi - esporte mais popular do país - como uma estratégia para aproximar negros e brancos na torcida pela seleção local, o Springboks, na Copa do Mundo de Rúgbi que ocorria no país. No contexto haviam se passado apenas três anos desde o fim do apartheid, e o preconceito ainda era latente quando brancos e negros comemoraram a mesma vitória: o Springboks sagrou-se campeão mundial na terra natal.

Volta como esporte olímpico no Rio 2016

São-Januário

A seis anos dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o rúgbi está com a participação confirmada após várias décadas fora das olimpíadas, com as disputas marcadas para ocorrer no estádio de São Januário, do Club de Regatas Vasco da Gama.

É um grande momento para os praticantes do rúgbi em todo o país. O tempo é curto, mas neste período o Brasil pode formar uma equipe forte para a disputa dos jogos caso tenha bons investimentos da iniciativa privada e dos órgãos públicos responsáveis pelo setor esportivo. A Topper é a patrocinadora oficial do Rúgbi brasileiro e já tem veiculado duas propagandas bem-humoradas nos canais SporTV, em que afirma que o Rúgbi ainda vai ser grande no Brasil. E aí empresários palmenses, não conseguem vislumbrar a visibilidade que atletas tocantinenses podem trazer ao integrar a seleção brasileira de rúgbi nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016?

Um comentário:

Michel Almeida disse...

Lendo essa matéria lembrei do filme Murderball, que é show de bola. :D