23 de março de 2010

Matarte no Salão #2: Oco do Mundo e outros lançamentos literários

Após o encontro da nossa equipe na primeira noite do 6° Salão do Livro do Tocantins, me propus a cobrir o lançamento do livro “Histórias da História de Gurupi” só pela simpatia que eu tenho pela cidade após duas visitas recentes para cobrir festivais de rock.

Os lançamentos dos livros acontecem no Café Literário de forma coletiva. Graças a isso, tive a oportunidade de presenciar uma mesa composta por alguns dos principais escritores tocantinenses como o homenageado do Salão, o ex-prefeito Odir Rocha, o presidente da ATL – Academia Tocantinense de Letras, Eduardo Almeida, os professores universitários Osmar Casagrande e João Portelinha, além é claro, dos autores que estavam lançando livros: Belinha, Juarez Moreira Filho e Zacarias Martins. Gente madura que representa a produção intelectual do nosso Estado, mas que infelizmente ainda não fazem parte da realidade de jovens interessados em cultura, como eu, por exemplo.

img_1728

Perdi um pouco da apresentação da poeta Belinha, mas fiquei impressionado com um poema dela interpretado pelo Casagrande, que falava sobre como ela gostaria que a lembrassem após sua morte.

img_1830O meu motivo de estar ali era ouvir direto do autor algumas das histórias curiosas da cidade de Gurupi. No entanto, vacinado contra gente desinteressada, Zacarias Martins poupou muitas palavras em uma apresentação que mal chegou a dez minutos. Ainda sim, coletei algumas informações para passar adiante. O livro é uma coletânea de crônicas sobre fatos pitorescos da história de Gurupi desde 1986, como o caso exemplificado por Zacarias, quando um mal entendido em uma ligação telefônica provocou o falso alerta de que houvesse uma bomba explosiva na Caixa Econômica Federal de lá. Zacarias Martins pertence à Academia Gurupiense de Letras, publica crônicas em jornais da cidade, e também em seu blog. Sua amiga Marilda, também escritora de Gurupi, o define como “um homem que o que tem de pequeno, tem de inteligente para contar boas histórias”.

Decidi ficar até o final das apresentações, e pude presenciar o lançamento duplo do escritor Juarez Moreira Filho, que sabiamente, convidou Odir Rocha e Portelinha para falar de cada um de seus livros. O mais curioso foi a definição que Portelinha atribuiu a um dos livros como “descritivo pictorialista”. Quase um palavrão como ele mesmo disse, mas o nome do livro em questão era bem mais simples (e genial): “Oco do Mundo”.

Os livros estão disponíveis para compra no estande da ATL – Associação Tocantinense de Letras. “Histórias da História de Gurupi” continuará a venda na GEP Livraria mesmo após o Salão do Livro no valor de R$ 15.

Um comentário:

Di disse...

Como bom gurupiense que sou tenho que falar um pouco de Zacarias Martins. Cresci ouvindo isso mesmo, que ele era muito inteligente, brinquei e fiz teatro com seus filhos, se é que dá pra separar as duas coisas. Uma vez fiz um curso de Poesia com ele, falamos de métrica e estilo. Para mim ele sempre foi um doido, esquizofrenico, e deve ser mesmo. Que poeta que não é? Resumindo? Minha mãe que odeia ler, leu o livro dele pra fazer vestibular e amou! Lembrou de várias histórias e disse que deu boas risadas. Se o cara tornou a leitura pra minha mãe uma coisa tesa, ou ele é um gênio ou minha mãe esquizofrenica. E que mãe não é?